facebook google plus twitter linkedin email

ILUMINAÇÃO ADEQUADA PARA AQUÁRIOS PLANTADOS

MANEIRA CORRETA DE PREPARAR.

















Muitas dúvidas surgem quanto a melhor forma de utilizar uma iluminação de aquário plantado e ainda como abranger e ainda melhorar a distribuição das lâmpadas nas luminárias e ainda não deixar as sombras dentro de seu aquário. Para falar disto temos algumas relações existentes que devem ser respeitadas, dentre elas temos Watts X Lúmens X Litro X Altura, além de tudo isto precisamos sempre levar em conta a luminária que será utilizada, bem como o tipo de lâmpada e o seu fotoperíodo utilizado.




Como acontece o processo de fotossíntese nos aquários














O processo de fotossíntese acontece na presença de luz que fica ligada diretamente ao crescimento das plantas e também atua diretamente em todo o equilíbrio existente dos aquários. Com isto podemos entender como ideal uma faixa equivalente entre 5.000 a 8.000 Kelvins (temperatura de cor da lâmpada), nesta faixa os comprimentos de onda são o suficiente para a maior parte das plantas aquáticas.



Apenas luzes não geram um melhor desempenho










É fundamental ficar atento para as luminárias que cobrem todo o comprimento do seu aquário para não deixar assim pontos de sombra dentro do seu aquário. Tudo isto a menos que possa planejar os pontos de sombra, procure eliminar todos.


O fotoperíodo


De forma geral devemos deixar um foto período para o sistema de fotossíntese se alimentar, e de forma geral precisamos ter entre 8 a 10 horas diárias e ininterruptas. No começo de uma plantação até a sua estabilização vale muito a pena colocar um timer para que fique oito horas e depois você gradativamente poderá aumentar a luminosidade. Em grande maioria os aquários se dão muito bem com 9 horas diárias,

Tenha todo o cuidado, e cada um dos pontos devem sempre ser seguidos á risca, pelo simples fator de que você está lidando com vidas, tanto uma vida animal como vegetal e por isso precisa acima de tudo ter bastante cuidado e respeito. É importante sempre que as luminárias cubram todo o comprimento do seu aquário mas não sejam nem muito fortes nem muito fracas para que as plantas possam viver bem.




LISTA DE PLANTAS PARA AQUÁRIO PLANTADO COM CO2.


VEJA LISTA DE PLANTAS PARA SEU AQUÁRIO PLANTADO SEM CO2.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.